Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Centro Acadêmico de Direito terá nova diretoria

Integrantes da chapa única a concorrer à direção do Centro Acadêmico do curso de Direito, campus de Tubarão realizaram na noite desta quarta-feira, dia 29, mobilização para a posse da nova diretoria da entidade estudantil.

“Visto que não houve outra chapa inscrita o processo de eleição será por meio da aceitação de um número específico de alunos, que deverão assinar um termo concordando com a nova diretoria do Dadit (Diretório Acadêmico de Direito de Tubarão). Como estamos nos preparando para o dia de votação, resolvemos passamos nas salas de aula divulgando como será o processo e nossas propostas de gestão”, explica o candidato a primeiro tesoureiro, Romulo Medeiros.


Amanhã, quinta-feira, durante os períodos de aula, integrantes e apoiadores da chapa estarão recolhendo assinatura e divulgado as intenções de trabalho da futura gestão que tem como candidatos: Túlio Matias dos Santos para Presidente, Mateus Mendonça como vice, Guilherme Lemos para 1º Secretário, Ana Cristine Medeiros como 2ª Secretária, Romulo Medeiros como 1º Tesoureiro e Helder Bittencourt Guarezi para 2º Tesoureiro.


A nova gestão contará com um conselho fiscal composto por seis pessoas com funções específicas. “São três titulares e três suplentes que pretendemos distribuir em coordenações, cada uma responsável por um ramo dos nossos projetos, todos terão uma função de igual importância, entre eles dois nomes de grande importância, o Coordenador Político, Leandro de Andrade (Tininho) e o Coordenador de Eventos, Leo Bandeira”, elucida Romulo.


Integrantes do DCE e da chapa na sala de reuniões do Diretório.

Segundo Romulo a proposta da nova diretoria visa unir acadêmicos e coordenação. “Temos muitos projetos em mente a serem realizados. Nossa meta é mostrar o nosso trabalho e fazer com que os alunos voltem a acreditar no Dadit e despertar o interesse destes e dos que não conhecem o C.A. a continuar o nosso trabalho. Posso dizer que o perfil da nossa proposta de gestão, pode ser vista como integradora, queremos tornar os alunos mais próximos uns dos outros e também da coordenação, e através do diálogo buscar o melhor para o curso”, destaca.

O Presidente do Diretório Central dos Estudantes, Petterson Nandi, destaca a importância dos Centros Acadêmicos dentro dos cursos. “São fundamentais, ainda mais o curso de Direito, que tem aproximadamente 1300 alunos, facilita a comunicação entre aluno e universidade, além, de oferecer a oportunidade de mudanças e melhorar cada vez mais a graduação”, frisa Petto.

“O C.A. é importante na busca de solução e encaminhamento de problemas a coordenação. Se um ou cinco alunos de uma turma levarem uma reivindicação talvez estes não terão a mesma resposta que o C.A., que representa a totalidade dos alunos terá; E também na ajuda aos professores no desenvolvimento de projetos, no atendimento mais próximo dos acadêmicos, visto que muitos alunos nunca entraram na coordenação para pedir uma informação, e tendo um colega com a capacidade de lhes orientar, facilita em muitos aspectos”, reitera Romulo.

Romulo comenta o apoio oferecido pelo Diretório na organização da eleição e do plano de gestão. “Desde que pensamos em lançar uma chapa contamos com o apoio do DCE. Tivemos alguns contratempos com a antiga gestão desde a inscrição da chapa, e na eleição não foi diferente, então buscamos e encontramos no Diretório saídas para evitar ações que pudessem nos ocasionar problemas e garantir que tudo ocorresse bem”, completa o graduando.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

terça-feira, 28 de junho de 2011

Acadêmicos e vestibulandos protestam contra vestibular Acafe

Acadêmicos do curso de Medicina da Unisul, campus de Tubarão e vestibulandos do vestibular de Inverno 2011, realizado pelo Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) protestaram contra suporta fraude no processo seletivo.

O vestibulando, Daniel Alves explica o ponto de partida para a manifestação realizada na segunda-feira, dia 27. “No último dia 21, a Acafe divulgou os resultados do vestibular do dia 12 de junho. O site permitia acessar os boletins de quem quer que fosse bastava saber o nome para buscar o número de inscrição e os dados necessários para acessar o boletim. Foi quando encontramos as fraudes”, esclarece.

Manifestantes protestaram em frente a Direção de campus.

De acordo com a documentação fornecida pelos protestantes as suspeitas da possível fraude começaram a partir do momento em que visualizaram conversas na rede de relacionamento, facebook, na qual alguns graduandos de medicina comemoravam a transferência da Bolívia para universidades catarinenses.

“Quando consultamos os nomes dessas pessoas que estava comemorando a aprovação, percebemos um detalhe no mínimo estranho. Praticamente todos eles estão com as médias de desempenho iguais. Será mera coincidência?”, questiona o acadêmico do 2º semestre de Medicina da Unisul, Maykon Rossi.

“Isso influencia no nome da universidade e do curso. Eles chegam aqui convalidam algumas disciplinas, lotam salas para cursar algumas cadeiras e se formam com o nome da Unisul. Sendo que a qualidade de ensino na Bolívia é muito inferior a das universidades brasileiras”, protesta Maykon.

A vestibulanda Rayssa Prá Buss diz “isso prejudica todos nós que prestamos cursinho para ingressar na universidade, eles ocupam de modo injusto uma vaga que seria nossa”, destaca ela.

Placas questionam a suposta venda de gabaritos. 

Segundo o Presidente do Centro Acadêmico do curso, João Eugênio Silva Neto, a entidade não apoiou o manifesto, mas medidas estão sendo tomadas para que as supostas irregularidades sejam apuradas. “Marcamos para o próximo dia 5, uma reunião com o Ministério Publico para que a documentação reunida seja apresentada. Optamos por tomar medidas que realmente vão ser eficazes e não denigram a imagem do curso, do qual somos alunos”, frisa o líder estudantil.

Acadêmicos participantes da Atlética Medicina estiveram presentes na manifestação. De acordo com o Presidente, Felipe Guadagnin, a presença destes na ação foi como estudantes da Unisul e não como representante da organização. “Eles foram por vontade própria, a Atlética não apoiou o manifesto”, explica.

A Diretora de campus, Milene Kindermann Pacheco, expõe a posição do campus em relação ao movimento. “A Unisul trabalha com meios seguros de fazer um processo seletivo e não trabalha com irregularidades. Desconheço qualquer fraude, inclusive há alguns dias estive em reunião com a Coordenação do curso, o Centro Acadêmico e com lideres do protesto. Tomei conhecimento do que está sendo questionado, porém, acredito na lisura do processo até que se prove o contrário, cabe o Ministério Público apurar”, contrapõe a professora.

“Temos uma pessoa da universidade que acompanha todo o processo e, inclusive, a própria Acafe já pediu acompanhamento do órgão competente. Acredito que estes índices de desempenho semelhantes sejam simples coincidência. Mas se há uma possível falha no processo ela deve ser apurada e a partir disso tornar medidas cabíveis”, completa a autoridade acadêmica.

Os manifestos também estão sendo realizados em outras cidades. Segundo o vestibulando, Daniel Alves, acadêmicos e vestibulandos de Florianópolis e Criciúma também estão em protesto.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estudantes de Química desenvolvem prova dos módulos

Encerra nesta sexta-feira, dia 24, as avaliações dos módulos dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial do campus Unisul de Tubarão. As provas estão sendo aplicadas em dois dias, quarta (22) e sexta-feira (24) a partir das 19h20min, no bloco Cettal.

“Em 2007 implantamos a nova grade curricular dos cursos que organiza o curso em módulo de competências, que direcionam o aprendizado. A avaliação dos módulos permite avaliar o andamento do curso, o desempenho dos alunos, detectar deficiências e assim redirecionar as atividades do curso”, esclarece o coordenador do curso de Engenharia Química, Cesar Renato Alves da Rosa.

Para Gilmar Maciel o exame é um bom método de avaliação do curso, porém faz algumas subjeções. “A prova cobra realmente o que foi ensinado nos módulos, mais o formato da prova, objetiva, torna a prova fácil de responder diferente do que realmente é na sala de aula, onde exige do aluno mais raciocínio e desenvolvimento”, explica o graduando.

Segundo Cesar são aproximadamente 200 alunos a desenvolver o teste dos sete módulos que compreendem os cursos. “Expresso Científico, Cálculo, Química, Física e Termodinâmica, Modelagem de Processos Químicos, Dimensionamento de Equipamentos de Equipamentos e Estruturas, Projetos e Gerenciamento de Processos”, especifica o coordenador.

Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ciência da Computação e Sistemas de Informação desenvolvem simulado

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação realizaram nos dias 20 e 21 de junho, segunda e terça-feira, às provas do Simulado Preparatório para o Enade.

A nona fase de Ciência da Computação, turma do matutino desenvolveu a prova na segunda-feira (20). A turma do noturno desenvolveu o simulado ontem, terça-feira (21), como os demais semestre do curso e as turmas de Sistemas de Informação.

As provas foram desenvolvidas pelos professores dos cursos, baseada no padrão do Enade: 30 questões no total, 5 de conhecimento geral e 25 específicas de cada um dos cursos.

Segundo a coordenadora do curso, Márcia Giraldi o teste contribui na preparação do aluno e na nota final do semestre. “Os alunos exercitam os tipos de questão, testam os conhecimentos. De acordo com o número de acertos ele poderá ganhar até um ponto na nota mais baixa de cada disciplina; e para nós professores serve é uma ferramenta para avaliar o nosso trabalho”, destaca a professora.

É o segundo semestre que o curso aplica o processo avaliativo.  Em 2011 foram 13 turmas a desenvolverem as provas, 7 de Sistemas de Informação e 6 de Ciência da Computação.

Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ex-aluno recebe prêmio pela segunda vez

O Jornal tubaronense, O Esporte (OE), dirigido pelo jornalista Fabiano Bordignon, conquistou no último final de semana, pela segunda vez consecutiva, o troféu Pena de Prata da premiação da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC).

O prêmio de 2° lugar em publicidade, conquistado pelo veículo foi entregue ao ex-aluno do curso de Comunicação Social durante a 12ª edição do Prêmio Adjori de Jornalismo realizada entre os dias 17 e 19 de junho, no Costão do Santinho Resort em Florianópolis.

“A equipe toda está de parabéns”, Fabiano Bondignon ao receber o prêmio.

Fabiano Bordignon, jornalista e diretor d’OE comemora a conquista. “Esse ano a premiação foi ainda mais disputada. Tinham mais trabalhos inscritos em relação ao ano passado. Quando ouvimos novamente nosso nome sendo chamado ao palco em meio às diversas autoridades governamentais e mais de 500 pessoas presentes, confesso que fiquei emocionado”, confidência.

Bordignon comenta a classificação alcançada. “Das quatro categorias de publicidade disponíveis, o OE foi finalista em duas e venceu o quesito anúncio agência, com uma peça desenvolvida pela agência 9 mm de Florianópolis, do cliente Unimed. Nas demais, teve alta pontuação consagrando-se novamente o vice-campeão”.

Em Jornalismo o O Esporte foi finalista na categoria apresentação gráfica. “Terminamos em terceiro na colocação geral e beliscamos as primeiras colocações com fotografia, reportagem livre e suplemento especial”, completam o comunicólogo.
  
Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Iniciam as apresentações dos TCCs dos cursos da Unitec

Iniciou nesta segunda-feira, dia 20, as apresentações de TCCs dos cursos que fazem parte da Unidade de Articulação Acadêmica, UnA, de Ciências da Produção, Construção e Agroindústria (Unitec) da Unisul, campus de Tubarão.


Passarão pelas bancas avaliadoras acadêmicos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Química, Química Industrial, Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores.


Segundo a Coordenadora de Estágios, Rossana Bianchini, o curso de Agronomia, que apresentou as monografias no decorrer desta segunda-feira tem trazido trabalhos produtivos. “Com esta organização de apresentação conseguimos concentrar toda a UnA. As apresentações tem sido bem variadas, temos acadêmicos que prestaram estágio no Mato Grosso, no Rio Grande do Sul, trazem propostas para a agricultura familiar, tema trabalhado com ênfase na sala de aula. Na parte da manhã tivemos uma participação considerável de alunos, já na parte da tarde eles não participaram em função do período de provas”, destaca a professora.


 Lílian Fernandes, acadêmica de Agronomia prestou estágio curricular na cidade de Grão Pará e comenta a experiência do primeiro contato com a realidade da profissão e a documentação deste serviço através da monografia. “Desenvolvi o meu estágio na Coperfamília, uma cooperativa vinculada a Secretaria de Agricultura do município, trabalhei quatro meses diretamente com projetos da agricultura familiar, foi muito interessante, aprendi muito, é um conhecimento que adquiri e vou levar para a vida inteira”, frisa a estudante.


A Secretária de Agricultura de Grão Pará e supervisora de estágio, Daiana Beltrame Müller elogiou o perfil dos universitários da Unisul e o trabalho realizado por eles. “Enfrentamos a dificuldade de encontrar profissionais que queiram trabalhar na agricultura familiar. É um perfil de profissional que nós temos necessidade”, salienta a engenheira agrônoma.
As apresentações das monografias ocorrem todos os dias nos três turnos, manhã, tarde e noite, até o próximo dia 30, no auditório e em algumas salas do Cettal.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sétimo Frequência DCE está no ar

Da esquerda para a direita: Elio e Fogaça


Apresentado pelo comunicador e jornalista, Luiz Henrique Fogaça, e com a presença do tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes, Eliomar Linhares Pereira, o Frequência DCE desta sexta-feira, dia 17, foi ao ar com diferentes assuntos.
·         Festa;
·         JUCS – Jogos Universitários Catarinenses;
·         Congresso da UCE (União Catarinense dos Estudantes);
·         Apresentação de Monografias dos cursos do campus de Tubarão;
e a discussão do nicho de mercado que os sites de compras coletivas se tornou.

Confira a baixo o podcast do Diretório.

PARTE 1



PARTE 2



Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

Apresentação de projetos gera conhecimento integrado

“Foram dias bem proveitosos, tanto para os professores quanto para os alunos. O fato de expor o trabalho desenvolvido reforça o caminho que o aluno deve seguir, incentiva a continuar a pesquisa, e serve de referência para as próximas turmas que chegarão à Monografia mais preparadas”, destaca o professor da Disciplina Monografia I, Mario Abel Bressan Jr., ao avaliar as apresentações dos Projetos de Monografias do curso de Comunicação, campus de Tubarão. O evento realizado no Auditório do Cettal, entre os dias 13 e 15 de junho contou com a participação de todos os semestres do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Acadêmica Lysiê Santos apresentando projeto a banca avaliadora.

Segundo o acadêmico da 7ª fase de Jornalismo, Fernando Henrique Teixeira da Silva, desenvolver a monografia dentro da proposta da nova grade curricular é “muito bom. Primeiro por levar para o caminho da pesquisa e da extensão. Segundo por dar ao aluno mais tempo para desenvolver a trabalho, iniciando no 7º e finalizando no 8º semestre. A experiência é valida para as próximas turmas, estimula a pensar antes no tema, buscar orientação, referências teóricas”, destaca o futuro jornalista.

“Tudo é difícil, a pesquisa, a parte teórica, a apresentação em si. É como se fosse um teste de aptidão e conhecimento, principalmente para nós da área da comunicação que precisamos conseguir nos expressar bem e fazer uma apresentação”, completa o graduando do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, Guilherme Santos.

As universitárias Ana Paula Luciano Hemkemeier e Adriane Lemes da Silva, do 3º semestre de Jornalismo, comentam que “houve apresentações muito boas, algumas meio vagas, mas no geral todas permitiram que percebêssemos o empenho do aluno, que ele se aprofundou no tema escolhido. Foi bem legal!”, enfatizam as estudantes.

Jéssica Graciano, graduanda de Publicidade e Propaganda, diz que o evento foi importante para ela e para os colegas da 1ª fase do curso. “Tudo é novo. As apresentações permitiram uma visão diferente. Observamos como deve ser desenvolvido um projeto de Monografia, os critérios para desenvolvê-lo. Os comentários dos professores promovem a reflexão”, completa.

Ronaldo Amorim Sant’Anna, professor e jornalista frisa que “as abordagens dos temas foram muito boas: redes sociais, seriados, canais de publicidade. Colocaram um olhar científico na realidade em que estão inseridos. Jornalismo trouxe temas complicados: semiótica, análise do discurso, que demonstraram que os alunos tem capacidade de abordar assuntos mais complexos”, explica.

De acordo com a estudante da 3ª fase de PP, Jéssica Librelato, as apresentações fizeram com que ela refletisse. “Os temas foram variados e novos. Me fizeram pensar no mercado, no tema do meu trabalho, quais são as exigências que ele vai ter que se enquadrar”, explica.

Para o publicitário e professor Gutemberg Geraldes “o ensino é um agente transformador da sociedade. Tudo isso que vimos aqui está no núcleo da universidade. Eventos científicos desse tipo contribuem para o desenvolvimento regional. Promovem o conhecimento científico e sustentam os três pilares bases da universidade: conhecimento, pesquisa e a extensão que faz a inserção do conhecimento adquirido na sociedade”, destaca ao avaliar o evento.

Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

Agronomia convida para palestra

O curso de Agronomia campus de Tubarão promove na próxima terça-feira, dia 21, evento com o tema "Programa de salvamento de germoplasma vegetal. A palestra ministrada pelo biólogo, Luiz André de Abreu, da empresa ARATAMA - Consultoria e Engenharia em Meio Ambiente do Distrito Federal inicia às 10hs no auditório do antigo Cettal.



O coordenador do curso, Celso Lopes de Albuquerque Junior incentiva a participação dos acadêmicos.É uma grande oportunidade para aprendermos como é feito esse trabalho de muita importância para agrônomos e biólogos, pois é um grande nicho de mercado, uma tendência de trabalho”, destaca o professor.

Mais informações na coordenação do curso ou pelos fones (48) 3621 3142 / 3632 0285.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DCE Tubarão presente no Congresso da UCE

O Congresso da União Catarinense dos Estudantes (UCE) realizado no último final de semana, nos dias 11 e 12 de junho, na Universidade Católica, antiga Unerj, em Jaraguá do Sul.

A Unisul de Tubarão foi representada por 25 acadêmicos, entre eles os representantes do Diretório Central dos Estudantes, Eliomar Linhares Pereira e André Luiz Henrique.
O evento tinha como objetivo eleger a nova diretoria da UCE e discutir temas de relevância para as universidades e a sociedade em geral, através da organização de Grupos de Discussões (GDs), os quais debatem o tema, elaboram um relatório e encaminham para aprovação da Plenária Geral.

No entanto segundo o tesoureiro do DCE, Eliomar o evento não conseguiu alcançar as metas estabelecidas. “No sábado chegamos lá e fizemos o credenciamento, recebemos os crachás de identificação assinado por quatro pessoas diferentes, crachás estes utilizados como cédulas na hora da votação da nova diretoria da UCE. Durante o evento fizemos alguns GDs normalmente, a confusão ocorreu no momento da eleição, na contagem dos votos aparentemente haviam quatro crachás a mais, irregularidade que tornou necessária a recontagem da votação. Neste momento é que começou a confusão”, relata Elio.

“No instante em que pedimos a recontagem dos votos os integrantes da atual gestão e da chapa apontada como reeleita pegou os sacos com as cédulas e saiu correndo. O estudante Tulio Zamparetti tentou evitar, mas foi praticamente atropelado”, completa o Diretor de Formação Política do Diretório, André Luiz.

Tulio é acadêmico de Engenharia Civil e presidente do centro acadêmico do curso, em Tubarão. Segundo ele o episódio “demonstra que já passou a hora de ocorrer uma união e a retirada do PC do B, representado pela UJS (União da Juventude Socialista) no movimento estudantil e no poder da UCE há mais de 60 anos. Uma falta de caráter para assumir uma derrota que não era nada mais do que a insatisfação de todos os estudantes com a atual gestão”, protesta o universitário.


O futuro engenheiro diz que ele estava entre as pessoas do lado de fora do ginásio da Escola Julio Karsten, onde foi realizada a eleição, quando ocorreu o roubo das cédulas “corri atrás dos respectivos ladrões juntamente de outros integrantes da ARTE (Articulação Estudante), quando deparei com dois indivíduos entrando em dois carros, um Gol branco e um Peugeot 307, prata. Parei na frente do Peugeot e pedi para que o motorista descesse. Ele acelerou o veículo contra mim, consegui pular, fui atingido apenas no joelho esquerdo, sem maiores danos a minha integridade física”, relata Tulio.

Medidas estão sendo tomadas para que a eleição não seja reconhecida e para que ocorrido com o acadêmico Tulio não fique impune. “Fizemos um boletim de ocorrência, estamos no aguardo de qual deverá ser o nosso próximo passo”, explica André Luiz.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Comunicação Social: Turma da nova grade curricular apresenta estudos iniciais de monografia

O Curso de Comunicação Social da Unisul de Tubarão abriu na segunda-feira, dia 13 de junho, as apresentações de pré-projetos de monografias da primeira turma da nova grade curricular. O evento acontece todas as noites no Auditório do Cettal a partir das 19h20min e termina na próxima quarta-feira, dia 15.

“É a primeira vez que os acadêmicos do curso desenvolvem as monografias durante um ano, dividido em duas disciplinas, Monografia I e II. Os alunos constroem a primeira parte do projeto de pesquisa na 7ª fase do curso e completam os estudos na 8ª fase”, explica o professor da disciplina Monografia I, Mário Abel Bressan Jr.

Segundo Bressan, o novo formato para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) facilita o aprendizado e previne erros ao desenvolver a pesquisa. “O aluno tem a chance de fazer uma pesquisa bibliográfica mais aprofundada, em dois semestres, e após montar o projeto de monografia, ele é apresentado para uma banca de professores que fazem pontuações e dão sugestões”, destaca o orientador.

Para o coordenador do curso, jornalista e professor, Ildo Silva da Silva "a inovação garante mais apoio às pesquisas dos acadêmicos e isso vai refletir no crescimento dos trabalhos científicos dos acadêmicos. A nova prática se refletirá em maior qualidade de ensino", defende.

As apresentações estão sendo realizadas por universitários das graduações de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo que ingressaram na Unisul no primeiro semestre de 2008.
Turma 7º semestre de Publicidade e Propaganda e Jornalismo.


Laís Clemes, concluinte de Jornalismo comenta a nova proposta do curso. “O fato de apresentar para uma banca avaliadora e receber orientação antes de entrarmos em férias e voltarmos para fazer o último semestre nos dá mais tempo para nos preparar e fazer as adequações sugeridas pela banca”, frisa a estudante.

Participam das bancas avaliadoras o professor orientador da disciplina e os professores convidados: Ildo Silva da Silva, Ronaldo Amorim Sant’Anna, Teresinha Silveira, Mauro Fucilini, Gutemberg Geraldes, Heloiza Junklaus e Darlete Cardoso, distribuídos em trios que farão revezamento entre as apresentações dos três dias do evento.

Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

Agronomia promove palestra sobre homeopatia

“Homeopatia aplicada na Agricultura” foi o tema da palestra promovida pelo 9º semestre de Agronomia do campus de Tubarão, realizada na tarde desta terça-feira, dia 13, no Auditório do Cettal. O evento faz parte das atividades da disciplina de Extensão Rural do curso.

Professor Pedro Boff ministrando palestra.

“Precisávamos de um assunto que despertasse o interesse de todos os semestres. Homeopatia é um tema novo que não faz parte da nossa grade curricular e que os estudantes têm curiosidade”, explica Bruna Benedet, uma das acadêmicas organizadoras do evento.

A palestra foi ministrada pelo pesquisador da Epagre e professor da Udesc, Pedro Booff. Segundo ele o tema é polêmico e vem com a proposta de promover mudanças. “A homeopatia traz do princípio do equilíbrio dinâmico, a cura pelo semelhante. É um assunto conflitante, questiona tudo aquilo que já se tem de conhecido na área de tratamento, cura e terapia. Porém, abre espaço para a harmonia do indivíduo com ele mesmo e consequentemente com o meio, recuperando a vitalidade do organismo e do meio ambiente”, esclarece o docente.

“Os integrantes da nona fase tiveram muita sensibilidade ao perceber o surgimento de um novo método que pode ser aplicado na agricultura. Atualmente a homeopatia tem um ceticismo muito grande, este evento abre espaço para a discussão o que permite a esses jovens profissionais o trabalho integrado e o caminho ao conhecimento”, destaca o palestrante.

Durante a explanação Boff abordou a trajetória filosófica da evolução da medicina e o ponto de partida para a homeopatia, desenvolveu atividades com amostras de alguns homeopáticos promovendo a discussão entre os acadêmicos.
Acadêmicos discutindo o tema.

Para a professora de hematologia e fitopatologia, Tarita Deboni abordar o tema incentiva a pesquisa. “Os alunos tiveram a oportunidade de ver num todo a aplicação da homeopatia que atualmente é aplicada em animais e humanos, falta um espaço na agricultura, isso abre caminhos para a aplicação e estudo na área”, frisa ela.

Camila Menegali diz que o evento foi satisfatório. “Muito interessante o pessoal participou, fizeram perguntas, gostamos do tema”, comenta a acadêmica ao saborear o  lanche de encerramento.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Centro de Convivência é inaugurado

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 13, a solenidade de inauguração do Centro de Convivência da Unisul de Tubarão. A cerimônia oficial contou com a presença do Reitor da Unisul, Ailton Nazareno Soares, da Diretora de Campus, Milene Pacheco Kindermann, de professores, estudantes, comunidade, autoridades do município e representantes de entidades locais.


Para Ailton Nazareno, Reitor da Unisul o shopping universitário representa “um espaço de estudo e lazer no qual o público poderá contar com o conforto ambiental e ergonômico para realizar seus encontros, fazendo da universidade um meio de integração e interação com a comunidade externa”, salienta.


“Começa aqui um processo de remodelação do campus. A implantação desse espaço acadêmico é importante para a nova gestão do espaço físico da Unisul”, completa a Diretora de Campus, Milene, ao defender a centralização dos serviços administrativos da universidade.


A Gerente do ponto das Casas Lotéricas do Centro de Convivência, Juliana Moretti, diz perceber a satisfação do público e dos empresários. “Tem bastante movimento, contempla o aluno e a comunidade, é um local que tem carência de vários serviços, os quais são oferecidos aqui”, frisa ela.


“Ficou muito lindo”, afirma a professora de Educação Infantil e ex-aluna da Unisul, Gabriela Miguel, “o lugar é bem acessível, centralizado, oferece opções que a gente precisa”, completa a visitante.


As atrações alusivas a inauguração seguiram no decorrer da tarde com os grupos de dança e canto da Unisul. Na parte da noite a comemoração continuam, com show da Bandativa de Tubarão, que montou um estrutura na parte externa do novo prédio.









Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Frequência DCE recebe Diretora de Campus

Inauguração do Centro de Convivência da Unisul foi o tema principal do programa. O primeiro bloco contou com a participação da Diretora de Campus, Milene Pacheco Kindermann, do tesoureiro de Diretório Central dos Estudantes, Eliomar Linhares Pereira e os comunicadores, Alessandro Neves e Luiz Henrique Fogaça.

Da esquerda para a direita: Milene, Alessandro, Elio e Fogaça.

A pauta abordou aspectos sobre o novo prédio, localizado no Bloco Sede da Unisul de Tubarão, que a partir de agora reúne grande parte das coordenações de curso e serviços administrativos da universidade. “O objetivo é centralizar os serviços e oferecer no mesmo espaço ao universitário e a comunidade em geral, outros recursos, banco, espaço de alimentação e comércio em geral”, explica Milene.

O Shopping universitário, como o público acadêmico chama o local, será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 13, às 10h.  Durante a solenidade animada pela Banda do Colégio Dehon será realizado o corte da fita inaugural, a colocação da placa e os discursos das autoridades convidadas.

Na parte da tarde, no intervalo das 15h30min, os grupos culturais da Unisul, de dança e canto, irão se apresentar animando a área aberta do Centro Convivência. Na parte da noite, após as 21h, haverá show com a Bandativa, de Tubarão.





No segundo bloco os apresentadores, Alessandro e Fogaça bateram um papo descontraído com o tesoureiro do DCE sobre a importância dos óculos de sol nas diferentes estações do ano. Ouça o programa na integra.

PARTE 1



PARTE 2



Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto de acadêmicos é a nova atração da Unisul TV

REC, uma iniciativa de estudantes de Comunicação Social, estréia na grade de programação da Unisul TV, neste sábado, dia 11, a partir das 13h30min com reprise aos domingos às 18h30min. Desenvolvido e apresentado por duas acadêmicas de Publicidade e Propaganda, Karine Rabello Mendes e Julia D’Espindola Venâncio e dois graduandos de Jornalismo, Edivelton da Rosa e Rui Souza Neto, o programa aposta no diferencial do perfil da atração que até o momento não existia nas TVs locais.

“Buscamos fazer um programa jovem que abordasse temas que trouxesse a participação do público, que interaja e consiga cativar o telespectador adulto também, inclusive, o nome é sugestivo a isso, que as pessoas mandem vídeos, que participem de nossas gravações na rua ou se manifestem nas redes sociais e tenham a opinião de 
um especialista que estará conosco em estúdio”, explica Rui.

Edivelton, afirma que o programa foi idealizado depois de uma reunião realizada em setembro do ano passado entre os funcionários e estagiários da Unisul TV. “Ficamos sabendo que tinha a possibilidade e o espaço na grade de programação para novos programas e resolvemos fazer um, todo desenvolvido por nós, inclusive o cenário. Tudo foi produzido por nós desde a produção, gravação e edição”, comenta Edi, empolgado com a estréia.

“Já nos conhecíamos e apresentávamos outro programa, porém todos separados. Quando tomamos conhecimento da oportunidade é que veio a ideia: Porque não nos juntarmos e fazer nós mesmos o programa? Isso permitirá que PP e JNL troquem conhecimentos específicos de cada uma das áreas”, confidência a futura 
publicitária, Karine.

"Trocamos experiência, nos completamos e através da prática fazemos um bom trabalho".
Da esquerda para a direita: Karine, Rui, Julia e Edivelton.

O Coordenador do curso e Diretor da Unisul TV, Ildo Silva da Silva se diz feliz pela iniciativa dos universitários. “Em cinco anos de TV está foi à primeira proposta de estudantes. É um programa jovem, apresentado por jovens, falam sobre o que eles têm curiosidade, desejam saber. Uma ideia que surge justamente no momento em que a TV está sendo juntada ao curso, coloca em evidência que o que curso produzir servirá para a Unisul TV”, frisa o professor e jornalista ao abrir espaço para que outros acadêmicos se empenhem em aprimorar as habilidades através da atividade prática oferecida pela emissora e sobre o recomeço do Programa Unisul Comunidade, previsto para o 2º semestre de 2011.

Julia comenta que a oportunidade de estagiar na Unisul TV permite aprimorar conhecimento e habilidades trabalhadas em sala de aula. “Colocamos em prática o que aprendemos na universidade e ao mesmo tempo temos a orientação do Diretor, e profissionais da área que apontam o que pode ser melhorado”, esclarece ela.


Segundo os acadêmicos REC estréia depois de intensos nove meses de trabalho e gravação. Abordará bullying como tema principal em uma reportagem que mostra o que os jovens pensam da prática agressiva e nociva ao relacionamento, especialmente nas escolas, aliada a uma entrevista com o professor e psicólogo da Unisul, Valdenir Martins de Oliveira que discutirá o assunto. Além, de curiosidade da cantora Britney Spears, da vida do comunicador Chacrinha e da chegada do cinema 3D a Tubarão.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ciências Biológicas promove Semana do Meio Ambiente

“Através deste tipo de evento, temos a oportunidade de adquirir mais conhecimentos, além de chamarmos a atenção aos assuntos relacionados ao meio ambiente”, destaca a acadêmica do 7º semestre, Flávia Tonon Borghezan, ao comentar o evento alusivo à Semana do Meio Ambiente, que iniciou na última segunda-feira, dia 06.

Promovida pelo curso de Ciências Biológicas à Semana do Meio Ambiente coloca em destaque diversos temas: A atuação do Ministério Público na defesa do meio ambiente; Liderança em conscientização ambiental; Novas tendências para programas de gestão ambiental – Sustentabilidade; A universidade, a produção do conhecimento e o meio ambiente – Educação Ambiental como objeto de estudo; Biologia da conservação; Educação ambiental, e a apresentação dos projetos integrados dos 5º, 7º e 8º semestres do curso.

O evento esta sendo realizado no Salão Nobre e no auditório 311D do Bloco Pedagógico do campus Unisul, de Tubarão. As atividades iniciam às 19h15min e encerram às 22h todos os dias da semana até a próxima sexta-feira. É gratuito e aberto ao público acadêmico e a comunidade em geral. Para participar basta efetuar a inscrição na coordenação do curso.

Flávia frisa que o evento tem recebido um bom número de participantes. “Todas as noites do evento contamos com o auditório lotado. Alunos de outros cursos também têm participado. Um exemplo são os acadêmicos do curso de Geoprocessamento”, comenta ela.
De acordo com a estudante algumas das atrações da semana têm sido aguardadas com expectativa. “A palestra de abertura foi muito importante, contamos com a presença do promotor de justiça de Tubarão – Promotoria Regional do Meio Ambiente, abordando o tema `A atuação do Ministério Publico na defesa do Meio Ambiente`. Aguardam ansiosos a palestra de sexta-feira, sobre Biologia da Conservação com a bióloga, Paula Wronski, destaca a acadêmica.
Segundo a coordenadora de Ciências Biológicas, Maricelma Simiano Jung, a Semana do Meio Ambiente promovida pelo curso tem como objetivo, ”promover uma educação diferenciada e inovadora, despertando o interesse em toda a comunidade para preservação e conservação dos recursos naturais”, explicou a educadora.
A semana conta com uma programação diversificada, abordando diversas temáticas ligadas a área ambiental. Mais informações pelo telefone 48 3621 3275 ou diretamente na Coordenação do curso de Ciências Biológicas. Confira a grade de programação.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Frequência DCE recebe acadêmico de Administração

Na última sexta-feira o Frequência DCE entrevistou o graduando da 7ª fase de Administração, Samuel Serafim da Silva.
Da esquerda para a direita: Samuel, Petterson e Daiana.

Durante o programa foi abordado à viagem a São Paulo, que o curso está realizando entre os dias 5 e 9 de junho, através do Projeto “Aprendendo fora da sala de aula" e a mobilização dos acadêmicos em prol da volta do Centro Acadêmico do curso que esta sem funcionar desde 2001.

"A viagem é um projeto antigo que promove a integração dos alunos, este ano com um diferencial, todas as fases estão participando, iremos conhecer a bolsa de valores, a indústria da Schincariol, empresas modelo de gestão, e participaremos da gravação do Programa do Jô, é uma viagem descontraída que agrega muito conhecimento”, declara Samuel .

Acesse os links a baixo e saiba o que rolou durante o podcast do DCE, que contou com a presença do Presidente do Diretório Central dos Estudantes, Petterson Nandi e a apresentação de Daiana Carvalho, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo e Assessora de Imprensa do Diretório.

PARTE 1



PARTE 2



Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

DCE apoia recomeço de Centros Acadêmicos

Na última semana o DCE promoveu reuniões entre Diretório Central de Estudantes, acadêmicos e Coordenações dos cursos de Química Industrial, Direito e Administração, para discutir a volta dos Centros Acadêmicos das respectivas gradações.

Durante os encontros foram discutidos alguns aspectos pontuais para o funcionamento de um Centro Acadêmico, bem como a definição de funções. O DCE ficou responsável pelas assembleias, os alunos por montar e divulgar as chapas e a coordenação de curso por mobilizar professores e alunos promovendo a participação dos mesmos no processo.

01/06/11 - Reunião com o curso de Administração

De acordo com o presidente do Diretório, Petterson Nandi, a ação de reerguer os Centros Acadêmicos é uma inciativa que contribuiu para os cursos e para os universitários. “Os CA são entidades que os alunos têm como referência se tratando de organização do curso, informações e reivindicações a serem feitas. Todos devem se empenhar e lutar para mantê-lo”, destaca Petto.

“Tem muita coisa que acaba não chegando ao acadêmico, devido à falta do Centro Acadêmico. Na medida em que se tem um centro em funcionamento é agregado valor ao curso, ele passa a ter um recurso, o acadêmico tem uma opção a mais para recorrer”, explica o graduando da 7ª fase de Administração, Samuel Serafim da Silva.

02/06/11 - Reunião com o curso de Química Industrial

Segundo o acadêmico o curso está sem Centro Acadêmico há 10 anos. “Nosso objetivo e reerguer o centro e deixa-lo organizado para que as próximas fases possam dar continuidade. Pretendemos montar uma chapa de modo hierárquico, os veteranos ocuparão os cargos de maior responsabilidade devido à experiência já vivenciada na universidade, fazendo com que todas as fases participem despertando a competitividade entre os acadêmicos de administração, algo tão comum e que deve ser trabalhado na nossa área”, destacou ele.

Os cursos de Química Industrial e Administração já estão formulando as chapas. No próximo dia 15, será realizada assembleia para apresentação das propostas para o Centro Acadêmico do curso de Administração. Química Industrial ainda está definido datas.


Por Daiana Carvalho

Continue lendo...

Comunicação Social apresenta Projetos Integrados


O Projeto Integrado de Comunicação Social, apresentado na noite da última sexta-feira, dia 3, teve como tema “Empreendedorismo”, o qual foi abordado de diferentes formas por todas as fases do curso deste primeiro semestres de 2011.


"Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo foram muito felizes na elaboração de estratégias e na construção dos projetos. Falaram de empreendedorismo com inovação e criatividade. Abordaram o tema sob ótimas muito interessantes. Trouxeram de volta ícones do empreendedorismo brasileiro, como Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, o homem que trouxe a televisão para o país, dono do primeiro império de Comunicações no Brasil, os Diários e Emissoras Associados. Falaram das mídias sociais e da mídia tradicional. Criaram empresas e discutiram o tema”, destaca o coordenador do curso de Comunicação Social, Ildo Silva da Silva.

"O maior patrimônio das apresentações é o trabalho conjunto, integrando estudantes das duas áreas da comunicação social. JNL e PP. É a formação integral do cidadão que a Universidade busca", completa o professor e jornalista.

Durante a exposição os acadêmicos demostraram os trabalhos desenvolvidos em todas as disciplinas do curso. “A nossa turma abordou o Empreendedorismo na evolução dos meios de comunicação: Brasil Colonial – Carta de Pero Vaz de Caminha, Brasil Império – Jornal, surgimento da tipografia, Rádio – Transmissão da entrevista concedida pelo pai do rádio no Brasil, Edgar Roquete Pinto, radio novela, copa do mundo, o Cinema – clássicos e dificuldades no período da ditadura e a Televisão e a sua evolução”, explicam os acadêmicos do 1º semestre de PP, Victor Jovito, Stephanie Barcelos, Ana Luiza Provedan, Eduarda Feldaus e João Pedro Goulart ao comentarem cada um dos stands montados.



A 5ª fase de PP abordou a influência das redes sociais: orkut, facebook, youtube e twitter na vida dos indivíduos. “Buscamos mostrar a importância e o quanto o mundo web torna a vida das pessoas fragmentada, o comprometimento da verdadeira identidade”, explicam as estudantes Sabrina Agostinho de Lima e Julia Beatriz Antunes.

Os futuros concluintes do curso, o 7º semestre de PP, apostou na criação de uma agência “IdeaBox”. “Uma agência que cria ideias, traz inovação, a publicidade de guerrilha, o marketing viral”, esclarece o aluno, Guilherme Santos ao defender a participação de duas atrizes de teatro, que animaram o corredor do bloco. “A proposta é contagiar as pessoas através da ação lúdica, isso é diferente, mexe com o imaginário das pessoas, faz com se perca o medo do desconhecido”, completou ele.

Já os acadêmicos do 5º semestre de Jornalismo desenvolveram matérias televisivas sobre o empreendedorismo do estado de Santa Catarina. “Produzimos VTs com empreendedores de sucesso da região, uma edição especial do jornal impresso ‘Extra’, falando sobre o tema e também desenvolvemos um site no qual contaremos com mais detalhes estás histórias”, esclareceu a graduanda, Mariana de Medeiros.

Os estudantes dos terceiros semestres de PP e JNL montaram pequenas empresas. “Cursamos três disciplinas em conjunto: Legislação, Estética e Análise do Discurso aplicada à Comunicação. Criamos logomarcas, as quais assinaram a produção de VTs e programas de rádio, desenvolvidos por nós de JNL. Já os colegas de PP produziram um manual de redação e spots publicitários, aplicado à marca. A apresentação em conjunto foi bastante complexa, pois tivemos que desenvolver análises específicas das três áreas”, explica a acadêmica, Jessica Rosso.



Segundo o professor Gutemberg Geraldes o tema Empreendedorismo foi pertinente e trouxe mais qualidade aos trabalhos. “Um tema difícil, exigiu que as turmas se empenhassem. Mostraram que conseguiram dar conta. O Projeto tem se tornado denso, proveitoso. As habilidades das diferentes disciplinas do curso dialogam as competências entre si. Os resultados têm sido muito bons”, frisa o mestre.


Por Daiana Carvalho.

Continue lendo...