Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Comunicação Social apresenta Projetos Integrados


O Projeto Integrado de Comunicação Social, apresentado na noite da última sexta-feira, dia 3, teve como tema “Empreendedorismo”, o qual foi abordado de diferentes formas por todas as fases do curso deste primeiro semestres de 2011.


"Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo foram muito felizes na elaboração de estratégias e na construção dos projetos. Falaram de empreendedorismo com inovação e criatividade. Abordaram o tema sob ótimas muito interessantes. Trouxeram de volta ícones do empreendedorismo brasileiro, como Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, o homem que trouxe a televisão para o país, dono do primeiro império de Comunicações no Brasil, os Diários e Emissoras Associados. Falaram das mídias sociais e da mídia tradicional. Criaram empresas e discutiram o tema”, destaca o coordenador do curso de Comunicação Social, Ildo Silva da Silva.

"O maior patrimônio das apresentações é o trabalho conjunto, integrando estudantes das duas áreas da comunicação social. JNL e PP. É a formação integral do cidadão que a Universidade busca", completa o professor e jornalista.

Durante a exposição os acadêmicos demostraram os trabalhos desenvolvidos em todas as disciplinas do curso. “A nossa turma abordou o Empreendedorismo na evolução dos meios de comunicação: Brasil Colonial – Carta de Pero Vaz de Caminha, Brasil Império – Jornal, surgimento da tipografia, Rádio – Transmissão da entrevista concedida pelo pai do rádio no Brasil, Edgar Roquete Pinto, radio novela, copa do mundo, o Cinema – clássicos e dificuldades no período da ditadura e a Televisão e a sua evolução”, explicam os acadêmicos do 1º semestre de PP, Victor Jovito, Stephanie Barcelos, Ana Luiza Provedan, Eduarda Feldaus e João Pedro Goulart ao comentarem cada um dos stands montados.



A 5ª fase de PP abordou a influência das redes sociais: orkut, facebook, youtube e twitter na vida dos indivíduos. “Buscamos mostrar a importância e o quanto o mundo web torna a vida das pessoas fragmentada, o comprometimento da verdadeira identidade”, explicam as estudantes Sabrina Agostinho de Lima e Julia Beatriz Antunes.

Os futuros concluintes do curso, o 7º semestre de PP, apostou na criação de uma agência “IdeaBox”. “Uma agência que cria ideias, traz inovação, a publicidade de guerrilha, o marketing viral”, esclarece o aluno, Guilherme Santos ao defender a participação de duas atrizes de teatro, que animaram o corredor do bloco. “A proposta é contagiar as pessoas através da ação lúdica, isso é diferente, mexe com o imaginário das pessoas, faz com se perca o medo do desconhecido”, completou ele.

Já os acadêmicos do 5º semestre de Jornalismo desenvolveram matérias televisivas sobre o empreendedorismo do estado de Santa Catarina. “Produzimos VTs com empreendedores de sucesso da região, uma edição especial do jornal impresso ‘Extra’, falando sobre o tema e também desenvolvemos um site no qual contaremos com mais detalhes estás histórias”, esclareceu a graduanda, Mariana de Medeiros.

Os estudantes dos terceiros semestres de PP e JNL montaram pequenas empresas. “Cursamos três disciplinas em conjunto: Legislação, Estética e Análise do Discurso aplicada à Comunicação. Criamos logomarcas, as quais assinaram a produção de VTs e programas de rádio, desenvolvidos por nós de JNL. Já os colegas de PP produziram um manual de redação e spots publicitários, aplicado à marca. A apresentação em conjunto foi bastante complexa, pois tivemos que desenvolver análises específicas das três áreas”, explica a acadêmica, Jessica Rosso.



Segundo o professor Gutemberg Geraldes o tema Empreendedorismo foi pertinente e trouxe mais qualidade aos trabalhos. “Um tema difícil, exigiu que as turmas se empenhassem. Mostraram que conseguiram dar conta. O Projeto tem se tornado denso, proveitoso. As habilidades das diferentes disciplinas do curso dialogam as competências entre si. Os resultados têm sido muito bons”, frisa o mestre.


Por Daiana Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário