Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Agronomia promove palestra sobre homeopatia

“Homeopatia aplicada na Agricultura” foi o tema da palestra promovida pelo 9º semestre de Agronomia do campus de Tubarão, realizada na tarde desta terça-feira, dia 13, no Auditório do Cettal. O evento faz parte das atividades da disciplina de Extensão Rural do curso.

Professor Pedro Boff ministrando palestra.

“Precisávamos de um assunto que despertasse o interesse de todos os semestres. Homeopatia é um tema novo que não faz parte da nossa grade curricular e que os estudantes têm curiosidade”, explica Bruna Benedet, uma das acadêmicas organizadoras do evento.

A palestra foi ministrada pelo pesquisador da Epagre e professor da Udesc, Pedro Booff. Segundo ele o tema é polêmico e vem com a proposta de promover mudanças. “A homeopatia traz do princípio do equilíbrio dinâmico, a cura pelo semelhante. É um assunto conflitante, questiona tudo aquilo que já se tem de conhecido na área de tratamento, cura e terapia. Porém, abre espaço para a harmonia do indivíduo com ele mesmo e consequentemente com o meio, recuperando a vitalidade do organismo e do meio ambiente”, esclarece o docente.

“Os integrantes da nona fase tiveram muita sensibilidade ao perceber o surgimento de um novo método que pode ser aplicado na agricultura. Atualmente a homeopatia tem um ceticismo muito grande, este evento abre espaço para a discussão o que permite a esses jovens profissionais o trabalho integrado e o caminho ao conhecimento”, destaca o palestrante.

Durante a explanação Boff abordou a trajetória filosófica da evolução da medicina e o ponto de partida para a homeopatia, desenvolveu atividades com amostras de alguns homeopáticos promovendo a discussão entre os acadêmicos.
Acadêmicos discutindo o tema.

Para a professora de hematologia e fitopatologia, Tarita Deboni abordar o tema incentiva a pesquisa. “Os alunos tiveram a oportunidade de ver num todo a aplicação da homeopatia que atualmente é aplicada em animais e humanos, falta um espaço na agricultura, isso abre caminhos para a aplicação e estudo na área”, frisa ela.

Camila Menegali diz que o evento foi satisfatório. “Muito interessante o pessoal participou, fizeram perguntas, gostamos do tema”, comenta a acadêmica ao saborear o  lanche de encerramento.


Por Daiana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário