Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Apresentação de projetos gera conhecimento integrado

“Foram dias bem proveitosos, tanto para os professores quanto para os alunos. O fato de expor o trabalho desenvolvido reforça o caminho que o aluno deve seguir, incentiva a continuar a pesquisa, e serve de referência para as próximas turmas que chegarão à Monografia mais preparadas”, destaca o professor da Disciplina Monografia I, Mario Abel Bressan Jr., ao avaliar as apresentações dos Projetos de Monografias do curso de Comunicação, campus de Tubarão. O evento realizado no Auditório do Cettal, entre os dias 13 e 15 de junho contou com a participação de todos os semestres do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Acadêmica Lysiê Santos apresentando projeto a banca avaliadora.

Segundo o acadêmico da 7ª fase de Jornalismo, Fernando Henrique Teixeira da Silva, desenvolver a monografia dentro da proposta da nova grade curricular é “muito bom. Primeiro por levar para o caminho da pesquisa e da extensão. Segundo por dar ao aluno mais tempo para desenvolver a trabalho, iniciando no 7º e finalizando no 8º semestre. A experiência é valida para as próximas turmas, estimula a pensar antes no tema, buscar orientação, referências teóricas”, destaca o futuro jornalista.

“Tudo é difícil, a pesquisa, a parte teórica, a apresentação em si. É como se fosse um teste de aptidão e conhecimento, principalmente para nós da área da comunicação que precisamos conseguir nos expressar bem e fazer uma apresentação”, completa o graduando do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, Guilherme Santos.

As universitárias Ana Paula Luciano Hemkemeier e Adriane Lemes da Silva, do 3º semestre de Jornalismo, comentam que “houve apresentações muito boas, algumas meio vagas, mas no geral todas permitiram que percebêssemos o empenho do aluno, que ele se aprofundou no tema escolhido. Foi bem legal!”, enfatizam as estudantes.

Jéssica Graciano, graduanda de Publicidade e Propaganda, diz que o evento foi importante para ela e para os colegas da 1ª fase do curso. “Tudo é novo. As apresentações permitiram uma visão diferente. Observamos como deve ser desenvolvido um projeto de Monografia, os critérios para desenvolvê-lo. Os comentários dos professores promovem a reflexão”, completa.

Ronaldo Amorim Sant’Anna, professor e jornalista frisa que “as abordagens dos temas foram muito boas: redes sociais, seriados, canais de publicidade. Colocaram um olhar científico na realidade em que estão inseridos. Jornalismo trouxe temas complicados: semiótica, análise do discurso, que demonstraram que os alunos tem capacidade de abordar assuntos mais complexos”, explica.

De acordo com a estudante da 3ª fase de PP, Jéssica Librelato, as apresentações fizeram com que ela refletisse. “Os temas foram variados e novos. Me fizeram pensar no mercado, no tema do meu trabalho, quais são as exigências que ele vai ter que se enquadrar”, explica.

Para o publicitário e professor Gutemberg Geraldes “o ensino é um agente transformador da sociedade. Tudo isso que vimos aqui está no núcleo da universidade. Eventos científicos desse tipo contribuem para o desenvolvimento regional. Promovem o conhecimento científico e sustentam os três pilares bases da universidade: conhecimento, pesquisa e a extensão que faz a inserção do conhecimento adquirido na sociedade”, destaca ao avaliar o evento.

Por Daiana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário