Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DCE Tubarão presente no Congresso da UCE

O Congresso da União Catarinense dos Estudantes (UCE) realizado no último final de semana, nos dias 11 e 12 de junho, na Universidade Católica, antiga Unerj, em Jaraguá do Sul.

A Unisul de Tubarão foi representada por 25 acadêmicos, entre eles os representantes do Diretório Central dos Estudantes, Eliomar Linhares Pereira e André Luiz Henrique.
O evento tinha como objetivo eleger a nova diretoria da UCE e discutir temas de relevância para as universidades e a sociedade em geral, através da organização de Grupos de Discussões (GDs), os quais debatem o tema, elaboram um relatório e encaminham para aprovação da Plenária Geral.

No entanto segundo o tesoureiro do DCE, Eliomar o evento não conseguiu alcançar as metas estabelecidas. “No sábado chegamos lá e fizemos o credenciamento, recebemos os crachás de identificação assinado por quatro pessoas diferentes, crachás estes utilizados como cédulas na hora da votação da nova diretoria da UCE. Durante o evento fizemos alguns GDs normalmente, a confusão ocorreu no momento da eleição, na contagem dos votos aparentemente haviam quatro crachás a mais, irregularidade que tornou necessária a recontagem da votação. Neste momento é que começou a confusão”, relata Elio.

“No instante em que pedimos a recontagem dos votos os integrantes da atual gestão e da chapa apontada como reeleita pegou os sacos com as cédulas e saiu correndo. O estudante Tulio Zamparetti tentou evitar, mas foi praticamente atropelado”, completa o Diretor de Formação Política do Diretório, André Luiz.

Tulio é acadêmico de Engenharia Civil e presidente do centro acadêmico do curso, em Tubarão. Segundo ele o episódio “demonstra que já passou a hora de ocorrer uma união e a retirada do PC do B, representado pela UJS (União da Juventude Socialista) no movimento estudantil e no poder da UCE há mais de 60 anos. Uma falta de caráter para assumir uma derrota que não era nada mais do que a insatisfação de todos os estudantes com a atual gestão”, protesta o universitário.


O futuro engenheiro diz que ele estava entre as pessoas do lado de fora do ginásio da Escola Julio Karsten, onde foi realizada a eleição, quando ocorreu o roubo das cédulas “corri atrás dos respectivos ladrões juntamente de outros integrantes da ARTE (Articulação Estudante), quando deparei com dois indivíduos entrando em dois carros, um Gol branco e um Peugeot 307, prata. Parei na frente do Peugeot e pedi para que o motorista descesse. Ele acelerou o veículo contra mim, consegui pular, fui atingido apenas no joelho esquerdo, sem maiores danos a minha integridade física”, relata Tulio.

Medidas estão sendo tomadas para que a eleição não seja reconhecida e para que ocorrido com o acadêmico Tulio não fique impune. “Fizemos um boletim de ocorrência, estamos no aguardo de qual deverá ser o nosso próximo passo”, explica André Luiz.


Por Daiana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário