Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

Acadêmicos e vestibulandos protestam contra vestibular Acafe

Acadêmicos do curso de Medicina da Unisul, campus de Tubarão e vestibulandos do vestibular de Inverno 2011, realizado pelo Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) protestaram contra suporta fraude no processo seletivo.

O vestibulando, Daniel Alves explica o ponto de partida para a manifestação realizada na segunda-feira, dia 27. “No último dia 21, a Acafe divulgou os resultados do vestibular do dia 12 de junho. O site permitia acessar os boletins de quem quer que fosse bastava saber o nome para buscar o número de inscrição e os dados necessários para acessar o boletim. Foi quando encontramos as fraudes”, esclarece.

Manifestantes protestaram em frente a Direção de campus.

De acordo com a documentação fornecida pelos protestantes as suspeitas da possível fraude começaram a partir do momento em que visualizaram conversas na rede de relacionamento, facebook, na qual alguns graduandos de medicina comemoravam a transferência da Bolívia para universidades catarinenses.

“Quando consultamos os nomes dessas pessoas que estava comemorando a aprovação, percebemos um detalhe no mínimo estranho. Praticamente todos eles estão com as médias de desempenho iguais. Será mera coincidência?”, questiona o acadêmico do 2º semestre de Medicina da Unisul, Maykon Rossi.

“Isso influencia no nome da universidade e do curso. Eles chegam aqui convalidam algumas disciplinas, lotam salas para cursar algumas cadeiras e se formam com o nome da Unisul. Sendo que a qualidade de ensino na Bolívia é muito inferior a das universidades brasileiras”, protesta Maykon.

A vestibulanda Rayssa Prá Buss diz “isso prejudica todos nós que prestamos cursinho para ingressar na universidade, eles ocupam de modo injusto uma vaga que seria nossa”, destaca ela.

Placas questionam a suposta venda de gabaritos. 

Segundo o Presidente do Centro Acadêmico do curso, João Eugênio Silva Neto, a entidade não apoiou o manifesto, mas medidas estão sendo tomadas para que as supostas irregularidades sejam apuradas. “Marcamos para o próximo dia 5, uma reunião com o Ministério Publico para que a documentação reunida seja apresentada. Optamos por tomar medidas que realmente vão ser eficazes e não denigram a imagem do curso, do qual somos alunos”, frisa o líder estudantil.

Acadêmicos participantes da Atlética Medicina estiveram presentes na manifestação. De acordo com o Presidente, Felipe Guadagnin, a presença destes na ação foi como estudantes da Unisul e não como representante da organização. “Eles foram por vontade própria, a Atlética não apoiou o manifesto”, explica.

A Diretora de campus, Milene Kindermann Pacheco, expõe a posição do campus em relação ao movimento. “A Unisul trabalha com meios seguros de fazer um processo seletivo e não trabalha com irregularidades. Desconheço qualquer fraude, inclusive há alguns dias estive em reunião com a Coordenação do curso, o Centro Acadêmico e com lideres do protesto. Tomei conhecimento do que está sendo questionado, porém, acredito na lisura do processo até que se prove o contrário, cabe o Ministério Público apurar”, contrapõe a professora.

“Temos uma pessoa da universidade que acompanha todo o processo e, inclusive, a própria Acafe já pediu acompanhamento do órgão competente. Acredito que estes índices de desempenho semelhantes sejam simples coincidência. Mas se há uma possível falha no processo ela deve ser apurada e a partir disso tornar medidas cabíveis”, completa a autoridade acadêmica.

Os manifestos também estão sendo realizados em outras cidades. Segundo o vestibulando, Daniel Alves, acadêmicos e vestibulandos de Florianópolis e Criciúma também estão em protesto.


Por Daiana Carvalho

2 comentários:

luiz auguso disse...

Querido Maykon , a sua ignorancia é tamanha que você nao tem a minina noção do "RANKING " MUNDIAL de classificação de ensino superior , a diferença entre BRASIL E BOLOVIA , é só de +- 10 posições sendo que a BOLIVIA está ACIMA do Brasil . DETALHE o estudante brasileiro esta protegido por lei que permite o ingresso pela transferencia externa , e nao estamos tirando vaga de ninguem, principalmente de vocês.Por que não estuda e passa em uma USP e para de reclamar?

luiz auguso disse...

para falar que não estou me equivocando aqui esta um trecho "O Brasil manteve a mesma posição do ano passado e ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, o país fica entre os de nível "médio" de desenvolvimento na área, atrás de Cuba, Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia."
aqui esta o link para a materia na integra. http://revalidacaomedica.blogspot.com/2011/03/brasil-fica-no-88-lugar-em-ranking-de.html

Postar um comentário