Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Enem 2011, às inscrições já estão abertas


Iniciou ontem, dia 23, às inscrições para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio de 2011. Às provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.

Para fazer a inscrição o candidato deverá acessar até o dia 10 de junho o site do exame e preencher o formulário padrão do teste. É necessário possuir CPF, Cadastro de Pessoa Física e RG, Registro Geral – Identidade, para efetuar a cadastro.

A prova é gratuita, somente, para alunos da rede pública. Interessados da rede privada, ou já formados e não carentes, terão que pagar a taxa de R$ 35,00, para poder realizar a prova.

Conforme alterações efetuadas nas últimas edições do processo avaliativo, os testes serão administrados em dois dias, somando no total 190 questões, mais redação, desenvolvida sempre no último dia de prova.

O exame tem como objetivo democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio, avaliando a qualidade do ensino desenvolvido nas escolas de ensino básico.

Uma novidade em 2011 é a participação do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, na área de inspeção e fiscalização da gráfica responsável pela impressão e distribuição das provas, a fim de garantir que não aconteçam erros, como os que ocorreram nas últimas edições.

Para 2012 está previsto a realização de duas edições do exame, novidade que visa beneficiar estudantes que buscam mais oportunidades na corrida por vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Prouni, Programa Universidade Para Todos e ao Fies, Fundo de Financiamento Estudantil.

A primeira avaliação a ser aplicada no próximo ano está confirmada para os dias 28 e 29 de abril, a segunda ainda não tem data prevista.


Por Daiana Carvalho

Um comentário:

Murilo (medicina UNISUL) disse...

Acorda DCE!! (realmente lutam pelo interesse estudantil?) E o FIES 2012!? Estamos cansados da falta de respostas! Não tentem nos bajular com outros programadas de financiamento que nem de longe se comparam a este programa de cunho federal, que o governo tanto incentiva e que VERDADEIRAMENTE ajuda o estudante! A situação é bem séria. Será que vocês são uma "grande universidade" como dizem? Nem apoiam seus alunos... - recorro à ajuda política, conversando com dois deputados federais, pois como aluno já estou cansado da intransparência pública desta universidade e suas afrontas contra a educação! Parem com os aumentos insanos na mensalidade! Com tudo isto, a universidade perde prestígio, admiração, confiança e muitos de seus "valorizados" alunos.

Postar um comentário