Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia da Juventude e do Soldado Constitucionalista

Um marco na democracia brasileira o dia 23 de maio no ano de 1932, passou a fazer parte da história do país. Quatro estudantes paulistas, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo foram mortos num confronto com a polícia.
O embate ocorreu devido a manifestações populares e estudantis contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas, vigente na época. O fato marcou o início da revolução de 32, que eclodiu em 9 de julho, menos de dois meses após o acontecido.

As iniciais dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo, transformando-se em movimento revolucionário que mobilizou cerca de 100mil homens, grande maioria da classe média, disposta a lutar contra o regime.

(Foto: Blog visitesaopaulo.com)


O movimento organizou frentes de combate nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, Paraná e Vale do Paraíba. Em três de outubro devido a inferioridade perante as Forças Federais e a falta de apoio dos estados vizinhos os constitucionalistas foram derrotados.

Em homenagem aos estudantes foi construído um monumento, “Obelisco do Ibirapuera”, um mausoléu projetado por Oscar Niemeyer que abriga os corpos dos quatro mártires.

(Foto: wikipedia)

A obra foi fundada em nove de julho de 1955, na Avenida 23 de Maio em São Paulo.


Por Daiana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário