Uma noite linda e inesquecível. Esse foi o Encontro de Moda Unisul Campus Tubarão. Os acadêmicos do Curso Tecnologia em Design de Moda puderam mostrar no Espaço Integrado de Artes os trabalhos desenvolvidos no Projeto Integrador do curso. A coordenadora do curso, Teresinha Rublescki Silveira, acredita na importância do momento para os alunos. “Aqui eles tem a oportunidade de divulgar todo o esforço e criatividade que usaram em suas criações. É uma forma de reconhecimento”, diz.
A professora Sônia Duarte, que ensina Teoria da Moda, acredita no crescimento profissional dos jovens estilistas por entenderem o se futuro universo. “Às vezes, eles pensam que é muito glamour, mas organizar um desfile e passar por todo um processo até chegar à roupa final dão muito trabalho. E no dia do evento mesmo é uma confusão, uma correria, mas esse é o mundo da moda. Acho importantíssimo que eles passem por essa experiência durante a faculdade”, explica a professora.
Os alunos recebem um tema e então começa um trabalho de desenvolvimento a partir da ideia geral. Não basta ter inspiração, é necessária muita pesquisa. Maiana Mendes está no quinto semestre do curso e, no último ano, apresentou suas criações através do desfile. Na noite de ontem, a acadêmica expôs algumas produções em manequins espalhados pelo espaço. “Realmente é muito trabalhoso, nos dedicamos para que tenhamos o reconhecimento que se pode perceber hoje. Dá bastante nervoso, mas vale à pena”, conta.
Bruna Trevizan de Souza passou por esse trabalho todo durante este semestre. A acadêmica está na segunda fase e criou suas artes baseada na moda da estilista baiana Márcia Ganem. “O meu tema era leveza e as roupas da artista que escolhi possuem esse toque. Então optei por vestidos bem esvoaçantes, tecidos leves, utilizei folhas secas, tudo que traz esse ar de tranqüilidade”, diz a aluna.
A assistente de cultura da Unisul e professora do curso, Valdézia Pereira, acompanhou o desenvolvimento das produções ao longo do semestre e esteve presente no evento. “Todo artista, independente do segmento, quer divulgar e chamar a atenção do público para seus trabalhos. Com o Encontro de Moda, nós podemos divulgar também o curso e trazer reconhecimento para os talentos individuais que temos por aqui”, fala Valdézia.
Centenas de pessoas da comunidade, profissionais da moda, familiares e amigos dos futuros estilistas estiveram presentes na noite de ontem. Camila Fernandes foi uma delas, a arquiteta foi prestigiar uma amiga que produziu para o desfile. “Acho muito bacana abrir um evento desse porte para a comunidade de Tubarão, nós podemos ter um momento prazeroso e sentir orgulho desses grandes artistas. Está tudo lindo”, finaliza.
Informações: Unisul Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário