Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Saiba o que é, e quais são as contribuições do PUIC

"Vejo o PUIC como uma oportunidade de começar a explorar o campo da pesquisa, uma chance de conhecer e aprender, passo-a-passo, a elaboração de trabalhos científicos”, declara a estudante do 7º semestre de Jornalismo, Fabíola Oliveira ao expressar o ponto de vista dela sobre a experiência vivenciada ao desenvolver o estudo.
Fabíola Oliveira: "Eu diria que é uma experiência válida e uma oportunidade de conhecimento extra, está me ajudando na elaboração da monografia". (FOTO: AGCOM)
O Programa Unisul de Iniciação Científica, PUIC, é uma iniciativa da universidade que visa a excitar o interesse dos alunos pela iniciação científica e ao mesmo tempo oportunizar a todos os acadêmicos a chance de desenvolver um estudo e ainda receber um auxilio de R$ 200.00.
Para a professora e doutora em Comunicação, Heloisa Juncklaus Preis Moraes, o programa proporciona ao acadêmico a oportunidade e de refletir sobre a realidade. “A prática da pesquisa desenvolve no aluno a capacidade de reflexão, questionamento, dúvida e a possibilidade de sugerir respostas. Ao incentivar a iniciação científica, a Unisul está proporcionado ao discente a produção de conhecimento, partilha de saberes com os professores e não apenas  o recebimento de informações”, destaca ela.
Heloisa Preis: "O projeto promove a reflexão sobre a profissão e os desafios futuros que o graduando terá que enfrentar ". (FOTO: AGCOM)


O estudante é supervisionado por um docente ao longo da elaboração do projeto. “O professor realiza com o bolsista de iniciação científica todas as orientações necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa: delineamento da proposta, definição de referencial teórico, discussão teórica sobre as obras lidas, suporte de metodologia da pesquisa e revisão do relatório de pesquisa”, esclarece a doutora.
Segundo Heloisa, que além de dar aula no curso de Comunicação Social, é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e membro do Comitê Interno do PIBIC os critérios para o graduando participar do programa são simples. “O aluno precisa estar regularmente matriculado, entre a segunda e penúltima fase de qualquer curso de Graduação da Unisul e estar sob orientação de um professor, mestre ou doutor”, explica a educadora.
O acadêmico que se propor a participar do programa deve efetuar a inscrição até o dia 31 de maio. O interessado não pode estar recebendo nenhuma outra bolsa pesquisa e terá que dedicar pelos menos oito horas-aula semanais para o desenvolvimento do projeto. Acesse o site e saiba mais informações.

Por Daiana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário